• Aumentar fonte
  • Alto Contraste

Nesta quinta-feira (25/04), os representantes dos 11 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Piquiri se reuniram na cidade de Formosa do Oeste.
A assembleia, que tratou de vários assuntos de interesse dos municípios integrantes do consórcio, ocorreu na câmara municipal de Formosa do Oeste e foi convocada pelo prefeito da cidade, Toninho Aguiar.

Entre os participantes, estavam presentes os prefeitos das cidades do consórcio, o município de Assis Chateaubriand que foi convidado, além de técnicos das prefeituras e vereadores formosenses. Foi apresentado um projeto que visa diminuir os custos de pavimentação asfáltica, já usado com sucesso na região norte do Paraná. Por isso, foi convidado o ex-prefeito de Astorga e secretário executivo do CINDEPAR (Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná), Arquimedes Ziroldo, conhecido como Bega, que partilhou suas experiências.

Na sequência, outro assunto de grande relevância para os municípios, que refere a disposição final de resíduos sólidos, motivo de preocupação devido a fiscalização dos órgãos ambientais e ministério público.
Esse tema foi tratado e discutido com o senhor Fabiano, representante da Sanepar, que trouxe proposta de parceria para solucionar de vez e em curto espaço de tempo esse grande problema da disposição de resíduos.
Os prefeitos de Anahy, Iguatu, Braganey, Corbélia, Cafelândia, Formosa do Oeste, Iracema, Tupãssi, Assis Chateaubriand e Jesuítas demonstraram interessse na proposta da Sanepar, que agora irá elaborar estudo técnico para apresentar aos interessados, e assim firmar convênio para que de maneira conjunta tratem de disposição correta dos resíduos gerados nesses municípios.

Foram tratados ainda, de questões administrativas do consórcio e definido a ordem de início dos trabalhos dos serviços de aplicação do TST (Tratamento Superficial Triplo) sobre pedras irregulares em estradas rurais, em convênio com a Itaipu Binacional. Pelo convênio cada município deve executar 24 mil metros quadrados desse serviço.