• Aumentar fonte
  • Alto Contraste

Municípios Consorciados: São 11 ao total, todos na região oeste do estado do Paraná

  • Anahy

    População estimada: 2.816 Fundação: 11/06/1990

    A história de Anahy está ligada à cultura cafeeira e a fertilidade de suas terras. A Cobrinco – Companhia Brasileira de Imigração e Colonização – era a colonizadora das terras.
    O primeiro nome dado a localidade, em 1959, foi Pingo de Ouro, mas o nome foi mudado em homenagem a uma das filhas do gerente da companhia que tinha o nome de Anahy.

  • Braganey

    População estimada: 5.473 Fundação: 03/05/1982

    Atraídos pela fertilidade da terra, emigrantes, principalmente de Santa Catarina, chegam na região onde se localiza o município de Braganey por volta de 1950. A família pioneira de Joaquim Correa e outros colonos que vieram em seguida inicialmente se instalaram às margens do Rio Tigre, atual Rio Novais, começando o desmatamento para ocupação e plantação do local.

  • Cafelândia

    População estimada: 17.775 Fundação: 28/12/1979

    Segundo a tradição, os primeiros moradores que chegaram a essa região acharam um caixão na beira do rio (hoje, Córrego Cafelândia), atirado pelos paraguaios que na época ocupavam a região. Assim chamaram esta localidade: Caixão. Este foi o primeiro nome da cidade, com o 1º Padroeiro, Santo Antonio. Mais tarde, a localidade e a capela foram batizadas de Consolata.

  • Corbélia

    População estimada: 17.024 Fundação: 08/12/1961

    Os habitantes primitivos da região foram os índios caingangues. Na década de 1940, no início da colonização da região chegaram as primeiras famílias dos pioneiros vindos de diversas localidades do país. O nome de Corbélia vem do francês "Corbeille" e significa pequeno cesto de flores. Todas as ruas são denominadas com nomes de flores, para simbolizarem uma Corbélia.

  • Formosa do Oeste

    População estimada: 6.700 Fundação: 08/12/1961

    Formosa do Oeste nasceu de um molde, da maquete que a colonizadora SINOP (Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná) elegeu ao fixar os critérios de nucleação territorial no vale do Piquiri. O nome originou-se de uma visita feita pela Sra. Nilza de Oliveira Pipino, a então conhecida “Gleba Rio Verde”, que achou suas densas matas e a terra fértil uma formosura.

  • Iguatu

    População estimada: 2.258 Fundação: 10/11/1991

    No inicío Iguatu era denominado de Gleba nº 9. As primeiras famílias chegaram para instalar-se na região no início dos anos de 1960. O nome Iguatu é tupi-guarani, e significa “Água Boa”, devido a boa qualidade de suas águas, e porque o nome se assemelha com Rio Bom, município da região norte do estado, de onde migraram grande parte dos colonizadores.

  • Iracema do Oeste

    População estimada: 2.325 Fundação: 04/07/1990

    Foi colonizada na década de 1950, no qual várias famílias do Paraná e de outros estados se fixaram no município a fim de grandes sonhos e prosperidade nos solos férteis da região. Muitas famílias pioneiras ainda continuam enraizadas, em suas várias gerações, que usufrui do mesmo carinho e qualidade de vida de uma cidade pacata, porém muito acolhedora.

  • Jesuítas

    População estimada: 8.495 Fundação: 13/05/1980

    Os pioneiros vieram em 1959 e 1960 em busca da exploração e comércio de madeiras, do comércio generalista de secos e molhados e do cultivo agrícola. O nome Jesuítas foi dado em homenagem aos padres jesuítas que catequizaram os índios que aqui viviam. Os cafezais são o sustentáculo econômico do município, com mais de 10 milhões de pés plantados.

  • Nova Aurora

    População estimada: 10.650 Fundação: 25/09/1967

    As primeiras famílias chegaram em 1940 na Encruzilhada Tapejara. A evolução colonizadora da região iniciou-se por conta da campanha Getulista - Marcha para o Oeste. O nome veio do padre Luiz Bernardes, em que exaltava a esperança de uma nova vida para aquela comunidade, de uma nova aurora que viria ao encontro dos anseios da gente pioneira.

  • Tupãssi

    População estimada: 8.128 Fundação: 08/10/1983

    Tupãssi significa "Mãe de Deus" em tupi-guarani. Antigamente o município chamava-se “Gleba Quatro Lambari” (mas também era conhecido por “Memória”, “Gleba Quatro” e “Colônia Pindorama”) e pertencia a Guaíra. Em 1960, passou a fazer parte de Toledo e, em 1966, de Assis Chateaubriand. Antes de se tornar apenas Tupãssi, era chamada de "Novo Tupãssi".

  • Ubiratã

    População estimada: 21.119 Fundação: 04/11/1961

    O nome (tupi-guarani) significa "madeira dura devido à existência de exuberantes matas". A região já foi habitada por índios das tribos Kaingans, nação dos Gês ou Tapuias às margens do Rio Carajá e pelas Goianás. Habitaram a região por cerca de 900 anos. O local é um sítio arqueológico, no qual está registrado no IHGB sobre a sigla URCA-2 PR.